Você sabia que a ansiedade odontológica e a odontofobia são dois problemas que afetam de forma significativa diversas pessoas em todo o mundo?
A ansiedade odontológica e a odontofobia, embora possam parecer semelhantes, são dois distúrbios diferentes em seus sintomas e gravidade. Pensando nisso, a Iclinic Individual Oral Care, elaborou um artigo exclusivo com o objetivo de explicar a diferença entre esses dois distúrbios.
Boa Leitura!
O que é ansiedade odontológica?
A ansiedade odontológica é caracterizada por um medo ou desconforto geral que o paciente sente quando precisa fazer uma consulta ao dentista ou fazer algum procedimento odontológico.
É comum que as pessoas sintam algum grau de ansiedade antes de realizar uma consulta, porém a ansiedade odontológica pode ser mais duradoura e intensa.
Confira abaixo alguns dos sintomas da ansiedade odontológica:
- Sudorese;
- Tremores;
- Taquicardia;
- Respiração rápida;
- Dificuldade em relaxar durante o procedimento.
Entenda o que é Odontofobia
A odontofobia é um medo extremo e irracional de visitar o dentista, ou seja, é um medo tão intenso que a pessoa não consegue fazer qualquer tipo de procedimento odontológico, mesmo que isso signifique uma piora em sua saúde bucal.
Veja abaixo os principais sintomas da odontofobia:
- Pânico;
- Vontade imediata de sair do ambiente odontológico;
- Sudorese;
- Tremores;
- Taquicardia;
- Náuseas;
- Vômitos.
Confira outros artigos:
- Como perder o medo de dentista
- Óxido nitroso + Óleo CBD: Podem ser usados em qualquer idade?
- Como preparar seus filhos para uma consulta odontológica
- Odontologia para pacientes especiais: Entenda mais sobre o atendimento
- Anestesia sem dor: Não tenha medo do dentista
Qual a principal diferença entre a ansiedade odontológica e a odontofobia?
A principal diferença entre a ansiedade odontológica e a odontofobia é a intensidade do medo e a interferência que esse medo afeta a vida do paciente.
Enquanto a ansiedade odontológica pode ser tratada com medidas simples, como por exemplo, conversar com o dentista e técnicas de relaxamento, a odontofobia exige uma abordagem mais intensiva, incluindo terapia cognitivo-comportamental ou medicamentos para ajudar o paciente a superar o medo.
Como tratar a ansiedade odontológica e a odontofobia?
A ansiedade odontológica e a odontofobia são dois problemas que podem ser tratados com terapia, medicação ou técnicas de relaxamento.
Uma excelente opção que pode ser usada para ajudar os pacientes durante os procedimentos dentários é o óxido nitroso.
Você sabe o que é óxido nitroso?
O óxido nitroso é um gás inalado muito utilizado em consultórios odontológicos que ajuda aliviar a ansiedade em pacientes durante alguns procedimentos, como obturações e extrações.
Esse gás é administrado por meio de uma máscara nasal e seus efeitos começam a ser sentidos em apenas alguns minutos, proporcionando um estado de relaxamento e bem-estar ao paciente.
Se você sofre de algum destes dois distúrbios (ansiedade odontológica e odontofobia), converse com o seu dentista e conheça as diversas opções disponíveis para ajudá-lo a se sentir mais confortável durante os procedimentos dentários.
A Iclinic individual Oral Care é uma das poucas clínicas que utiliza óxido nitroso em pacientes com necessidades especiais e com ansiedade odontológica.
É uma clínica odontológica que realiza atendimento para diferentes tipos de público, Além disso, oferece um cuidado excepcional para todos os pacientes, independentemente de suas necessidades específicas.
Acesse agora mesmo o site da Iclinic Individual Oral Care e agende sua consulta!
Clique aqui!
ICLINIC INDIVIDUAL ORAL CARE
Rua Cotoxó, 622 – Perdizes
Tel. (11) 4750-1106
contato@iclinicodonto.com.br